Meirelles: a economia brasileira consolidou a reversão da crise

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse, durante palestra no seminário “5 Anos de Metas para Inflação”, que o fator de maior relevância no cenário brasileiro atualmente é que a economia está no quinto semestre consecutivo de crescimento.

Segundo Meirelles, em 2004 a economia brasileira consolidou a reversão da crise e a produção industrial já está em níveis superiores aos do início da crise. Disse ainda que esse fato está acontecendo apoiado em crescimento de demanda doméstica – algo que se tinha dúvidas até o ano passado.

?O investimento tem crescido a taxas superiores à expansão do produto. Isso nos dá tranqüilidade a respeito da manutenção da trajetória do crescimento do médio prazo. A produção industrial já está, portanto, nos níveis mais elevados da historia. Nós temos este ano a maior criação de empregos da historia do Brasil no semestre dentro do mercado formal?, destacou o presidente do BC, lembrando que o regime de metas da inflação atravessou no Brasil uma prova de esforço e de resistência importante e mostrou ser um modelo adequado de arcabouço para a condução da política monetária no Brasil.

Henrique Mirelles acrescentou que o modelo de metas da inflação o Banco Central “continuará dando uma contribuição fundamental para o crescimento sustentado do país com a preservação da estabilidade da moeda?.

Voltar ao topo