Meio milhão de pessoas são esperadas para visitar a 32.ª Expoingá

As Secretarias da Agricultura e do Abastecimento, Saúde, Segurança Pública, Universidade Estadual de Maringá, Emater, Copel e Sanepar participam da 32.ª Expoingá. A exposição será aberta às 19 horas desta sexta-feira no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

A Expoingá ficará aberta à visitação até o dia 16 e deverá receber 500 mil visitantes. Está prevista a comercialização de cerca de 6.300 bovinos e eqüinos em 18 leilões que movimentarão R$ 4 milhões. Considerando-se os demais setores, previsão de R$ 80 milhões de vendas. No parque, de 220 mil metros quadrados, estão confirmados 435 expositores nas áreas de indústria, comércio, agropecuária, gastronomia e entretenimento.

Entre as atrações, está a “Fazendinha Modelo Rural” da Emater. Criada para difundir novas opções tecnológicas voltadas principalmente aos pequenos produtores das regiões Norte e Noroeste do Paraná, a mostra atraiu ano passado mais de 200 mil visitantes.

Leilões

Dos 18 programados, quatro leilões de gado de alto padrão genético serão nacionais e transmitidos ao vivo pela TV. Receberão lances de criadores de todo o País. Para o presidente da Sociedade Rural de Maringá, Neri Fabre, o status alcançado pela carne bovina brasileira no exterior aquecerá os negócios.

Outra atração é a 1º Expopet – exposição de pequenos animais nativos e exóticos de raças e variedades procedentes de diversos países, além de produtos específicos para este segmento: desde alimentação até roupas, brinquedos, adereços, etc. Comercializará 250 filhotes de cães de diversas raças, com procedência e pedigree, algumas raras na região. Mais atrações: dois mil pássaros, cinco mil peixes ornamentais e 25 diferentes raças de pombos. Demais novidades: raças anãs de vacas, burros e pôneis.

Outros bichos: javalis, catetos, coelhos, porquinhos da Índia, hamsters, gerbis (um espécie de esquilo da Mongólia), pavões, faisões, gansos, cisnes, marrecos, patos, codornas, raças importadas de galináceos, perus, peixes ornamentais, alevinos de peixes de corte, canários, periquitos australianos e africanos, calopsitas (espécie de periquito) e pássaros pequenos de lindas plumagens como os manons, mandarins, etc.

No geral, a Expoingá é a maior vitrine para o agronegócio, indústria e empresas de prestação de serviços do Noroeste do Estado, que tem Maringá, 310 mil habitantes, como a principal cidade.

Voltar ao topo