Meio Ambiente vai vistoriar local para pneus velhos

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ibama e Ministério Público visitarão ainda nesta semana a área apresentada pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip) para armazenagem temporária de pneus inservíveis de veículos pesados (máquinas e caminhões).

Notificada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Anip apresentou, no último dia 27, a proposta de utilização do pátio de uma empresa associada, de Araucária.

A Anip propõe armazenar os pneus em caminhões baús, no pátio da empresa Tortuga, utilizado como ponto de concentração da carga. De lá, o material será transportado até um dos centros de trituração para destinação adequada, que pode ser a reciclagem ou a utilização do produto como material energético em fornos de cimento devidamente licenciados para a atividade.

A previsão da Associação é de que a operação seja iniciada dentro de duas semanas. O compromisso das empresas recapadoras é de levar os pneus inservíveis até a área, assim que o local for autorizado pelos órgãos ambientais.
Por mês, são vendidos em Curitiba em torno de 8 mil pneus.

Voltar ao topo