Brasília ? O Brasil perdeu oportunidades de crescimento por causa da "mediocridade" política do país, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Lula, muitos políticos pensam somente nos quatro anos de mandato.

continua após a publicidade

"Pela mediocridade política do Brasil, pela mediocridade de uma classe política, boa parte dela, não consegue pensar o país nem um minuto depois do seu mandato, só pensa nos seus quatro anos, pensando em uma reeleição", disse o presidente ao participar hoje (25) do evento de assinatura do projeto de construção da ferrovia Transnordestina em Fortaleza (CE).

Para Lula, um presidente do Brasil não pode se ater a uma política imediata. "Quem assume a presidência de um país importante como o Brasil não pode ser pequeno e pensar na próxima eleição. Não pode ser pequeno e apenas estabelecer a política do imediatismo".

Lula chegou a sugerir a criação de um projeto constituinte para o país, que deveria ser seguido por todos os mandatários. "Todo presidente que entrar não tem que inventar nada. Tem que cumprir o projeto constituinte até que a gente resolva o problema do Brasil", declarou.

continua após a publicidade

"A história de uma nação não se constrói numa década e, às vezes, nem em um século. Resolver as mazelas que foram feitas ao longo de séculos neste país e pagar as dívidas sociais que foram contraídas com o povo brasileiro não será resolvidos em um mandato, dois mandatos, três mandatos e em quatro mandatos. É preciso um compromisso da nação".

Lula inaugura ainda uma barragem no município de Arneiroz, no interior do Ceará.

continua após a publicidade