Médicos pedem providências ao Procon contra planos de saúde

Uma comissão de médicos, liderada por Mário Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), esteve reunida nesta segunda-feira com o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio. Os profissionais protocolaram uma representação e pediram providências em relação aos reajustes aplicados aos consumidores pelas operadoras e seguradoras de saúde e que, em alguns casos, podem ser superiores a 80%. O Simepar tem cerca de 15 mil afiliados no Estado.

Para Algaci Túlio, a atitude do Sindicato mostra a preocupação com os valores e a qualidade de serviços prestados aos usuários dos seguros e planos. O documento será analisado pelo Departamento Jurídico do órgão e os dados poderão subsidiar uma medida judicial. “Embora já tenha sido concedida uma liminar de abrangência nacional pela Justiça de São Paulo, suspendendo os aumentos abusivos das seguradoras, o assunto ainda levanta dúvidas,” explica Túlio.

Para tranqüilizar os usuários desses serviços, principalmente aqueles com contratos assinados antes de 1999, e facilitar o pagamento extra-judicial das mensalidades , o Procon-PR, em conjunto com o Ministério Público, está avaliando a possibilidade uma ação civil pública, propondo a suspensão dos reajustes abusivos e a utilização do índice de 11,75% autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Voltar ao topo