Médicos de Recife começam a usar células-tronco em cirurgias nas mãos de crianças

Médicos do Hospital SOS Mãos, começaram hoje a fazer hoje cirurgias em crianças usando células tronco retiradas da medula óssea para recomposição de nervos periféricos. O hospital é pioneiro no Nordeste em cirurgias em adultos com essa técnica.

O primeiro paciente beneficiado foi Luis Henrique Barbosa, de 7 anos de idade. Há um mês ele sofreu um corte profundo na mão direita, ao cair com um prato, em um acidente doméstico e ficou com os movimentos periféricos comprometidos.

De acordo com o cirurgião Rui Ferreira, a operação com células tronco vai possibilitar a reconstrução do nervo afetado, que estava atrofiado. Ele disse que as outras intervenções com uso de células tronco realizadas este ano pela equipe do hospital, em nove pacientes no estado, apresentaram resultados surpreendentes no sentido da recuperação precoce.

"O paciente Redivaldo José da Silva, de 37 anos, operado em 21 de abril, para recompor o nervo da mão direita, já apresenta inclusive sensibilidade de proteção, conseguindo diferenciar o frio do calor, prática que só é possível a partir do sexto mês de cirurgia", exemplificou.

O hospital pretende criar ainda este ano um instituto para realização de pesquisa e oferta de cursos de microcirurgia, com uso de células tronco.

Voltar ao topo