Com uma nova apresentação prevista para esta quinta-feira (29), na Santa Casa, às 9 horas, os ?Médicos da Graça? irão levar, mais uma vez, alegria para as crianças internadas nos leitos de pediatria, como ocorreu na primeira exibição do grupo, nesta segunda-feira (26), no Hospital da Universidade Estadual de Maringá.

continua após a publicidade

A apresentação no HU marcou a estréia do projeto de extensão coordenado pelo Departamento de Enfermagem, com apoio da Diretoria de Cultura da UEM. O trabalho é feito pela nutricionista Mariana Garuti, a ?Maricota?, e pela aluna do mestrado em Letras da UEM, Marina Negrão, a ?Pimentinha?, que se vestiram de palhaço para visitar as crianças na pediatria do hospital.
A estudante de fisioterapia da Uningá, Daniela Souza da Silva, atuou como observadora, com o objetivo de avaliar principalmente a reação das crianças e dos pais durante a visita. Além de Daniela, o projeto tem a participação de outros sete observadores, 14 palhaços, quatro professores, uma médica, duas enfermeiras e quatro atores de teatro profissionais, incluindo Pedro Ôchoa, que é o coordenador artístico.

O projeto é financiado pelo Ministério da Educação e, desde abril de 2006, quando foi lançado oficialmente na UEM, vinha selecionando os voluntários interessados no trabalho. A maioria dos participantes é da UEM, mas há pessoas de outras instituições de ensino superior e empresas envolvidas no projeto.

O principal objetivo do ?Médicos da Graça? é resgatar a auto-estima das crianças internadas em hospitais. O grupo já tem agendadas apresentações em em creches. Na sexta-feira (30), haverá uma apresentação na Creche da UEM. No HU, as apresentações do ?Médicos da Graça? ocorrerão às segundas e quartas-feiras, a partir das 14h30.

continua após a publicidade