Médico do astronauta brasileiro diz que ele está pronto para voar

O tenente-coronel Marcos Pontes está bem de saúde e em boa forma para subir ao espaço à bordo da nave russa Soyuz, disse hoje (28) o médico Luis Cláudio Lutiis Silveira Martins, que há três semanas acompanha os exames do astronauta brasileiro Marcos César Pontes na Rússia. O lançamento será às 8h29 do próximo dia 30 (23h29 da quarta-feira 29, segundo o horário oficial de Brasília).

Silveira Martins é diretor do Hospital do CTA (Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos-SP), é tenente-coronel da Aeronáutica, como Marcos Pontes, e foi há dois meses designado para acompanhar as questões médicas relacionadas ao vôo espacial.

O médico falou à imprensa no cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, durante o transporte do foguete russo Soyuz, por trem, até a plataforma de lançamento. Os exames são feitos pela equipe russa, disse Silveira Martins, e sua função é apenas acompanhá-los. Disse também que não há exames específicos: o que conta é ter uma visão geral da saúde.

Para o médico, não existe preocupação, porque o vôo do astronauta brasileiro é relativamente curto. Vai chegar no total a dez dias no espaço: dois dias apenas em manobras para aproximar-se da Estação Espacial Internacional. Isso é necesário porque ela gira a quase 28 mil quilômetros por hora: a menor colisão é perigosa. Nos oito dias restantes, Marcos Pontes fará experiências criadas por brasileiros.

Voltar ao topo