MEC quer cooperação do Congresso com a Educação

A visita do ministro da Educação, Cristovam Buarque, ao presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), abriu hoje, 19, o canal de cooperação permanente entre o Ministério da Educação e o Congresso Nacional. “Esse estreitamento maior entre o MEC e o parlamento tem três pontos importantes”, disse o ministro, acrescentando que, além de apresentar as principais propostas de sua pasta (erradicação do analfabetismo no Brasil, implementação da escola ideal e a reestruturação da universidade pública), quer ouvir a opinião de deputados e senadores. “Mais que isso, queremos que os parlamentares sejam nossos ouvidores. Que nos tragam as insatisfações e as denúncias de mal uso do dinheiro da Educação”, reiterou.
Cristovam anunciou ainda que o contato permanente com os parlamentares vai preparar o caminho para a discussão, que quer começar a fazer em agosto, da busca de mais recursos para a Educação brasileira no orçamento do ano que vem. “2004 será o ano da Educação”, afirmou.
Segundo o ministro, a primeira lei que será enviada aos parlamentares pelo MEC será a de mudança no critério de escolha de reitor. Cristovam tem afirmado constantemente que quer acabar com a lista tríplice e nomear aquele que democraticamente for o escolhido da instituição por professores, funcionários e alunos.

Voltar ao topo