MEC promove campanha de reabilitação visual

O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está mobilizando prefeitos de 658 municípios brasileiros, com mais de 40 mil habitantes, para que se engajem na Campanha Nacional de Reabilitação Visual Olho no Olho, destinada a identificar e corrigir deficiências visuais em alunos matriculados na 1.ª série das escolas públicas. A campanha atenderá três milhões de alunos, mobilizando 100 mil professores em 46 mil escolas desses municípios.

Com a ação, o MEC busca conscientizar pais e professores sobre a importância de um diagnóstico precoce, fundamental para uma correta avaliação do desempenho escolar. Após a triagem, se necessário, os alunos receberão óculos, distribuídos pelas prefeituras, com recursos do FNDE.

A Organização Mundial de Saúde estima que aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentem deficiências visuais. Em cada mil alunos do Ensino Fundamental, acredita-se que 100 são portadores de “erros de refração” (hipermetropia, astigmatismo e miopia), necessitando de correção. Cerca de 5% destes têm menos de 50% da visão normal.

Voltar ao topo