MEC investe na inclusão digital para capacitar professores

Para facilitar a capacitação de professores e ainda possibilitar a inclusão digital das escolas públicas no mundo virtual, a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC) mantém o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). O sistema utiliza antenas do programa Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento (Gesac), desenvolvido pelo Ministério das Comunicações. ?O Ministério das Comunicações é um grande parceiro na inclusão digital dessas escolas?, disse o secretário, da Seed, Marcos Dantas.

O Gesac instala antenas que fornecem conexão com a Internet às escolas, delegacias e repartições públicas, de forma rápida e sem interferências, além de possuir baixo custo. O sistema resolve o problema da maior parte das escolas, que ainda não possui acesso à Internet, porque a conexão via telefone demanda o pagamento de ligações interurbanas, tornando-se muito mais cara. ?A conexão em banda larga é muito mais barata?, afirmou o secretário.

Segundo ele, das 178 mil escolas públicas existentes no país, 20% possuem computadores e apenas 10% possuem conexão com a Internet. No ano passado, das 3.000 antenas instaladas pelo Gesac, 2.400 foram ligadas em escolas públicas. ?O MEC possui uma lista com endereços, o que facilitou o trabalho do Ministério das Comunicações?, explicou.

De acordo com Dantas a instalação das antenas obedece primeiramente a critérios sociais, como escolas que ficam em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em bairros pobres de periferia urbana e, também, em lugares onde a conexão via satélite se mostra mais eficaz, ou, eventualmente, é a única conexão possível.

Voltar ao topo