MEC faz parceria com Ministério do Trabalho

Os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego vão trabalhar juntos na formação profissionalizante e no combate ao trabalho infantil. A parceria começou a ser idealizada, hoje, 6, no encontro entre os ministros Cristovam Buarque, da Educação, Jaques Wagner, do Trabalho, e os secretários de Educação Média e Tecnológica, Antônio Ibañez, e do Bolsa-Escola, Marcelo Aguiar.
“Conversamos sobre a cooperação na área profissional e no combate ao trabalho infantil”, disse Cristovam, acrescentando que os resultados dessa parceria serão conhecidos rapidamente, pois os técnicos dos dois ministérios estarão discutindo a partir de agora idéias e ações conjuntas para executar as metas.
Na expansão do ensino médio e da Educação Profissional, o MEC pretende, este ano, aumentar a qualidade do atendimento nas redes estaduais e municipais, criando condições para atender um milhão de novos alunos e oferecer formação profissional a 65 milhões de trabalhadores jovens e adultos.
Para isso também está prevista a formação continuada de mais de 250 mil professores do ensino médio em todo o País e a implementação de novos cursos de licenciatura nos centros federais de Educação Tecnológica.
Com o programa Bolsa-Escola, o Ministério da Educação já atua no combate à pobreza, beneficiando atualmente onze milhões de crianças, mantendo-as nas escolas e oferecendo uma complementação de renda às famílias.
Esse resgate social tem alcançado resultados positivos na diminuição da evasão escolar, redução da incidência e jornada do trabalho infantil e melhoria das condições nutricionais de meninos e meninas em todo o País.

Voltar ao topo