MEC anuncia vencedores do concurso Caminhos do Mercosul

O Ministério da Educação divulga hoje os nomes dos estudantes brasileiros do ensino médio ganhadores do concurso histórico-literário ?Caminhos do Mercosul?, promovido pelo Setor Educacional do Mercosul e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Os vencedores, seis de cada país ? Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai ? farão uma viagem ao Chile, entre 7 e 16 de novembro, para conhecer os lugares onde nasceu e viveu o poeta Pablo Neruda, que é o tema dos trabalhos desta 2ª edição do prêmio. Eles se encontrarão, no dia 7 de novembro, em Santiago, onde começa a excursão. A delegação de cada país vai acompanhada de um coordenador do Ministério da Educação.

Lançado em 26 de março de 2003 para comemorar o Dia do Mercosul e os dez anos de criação do bloco, o concurso histórico-literário é patrocinado por um país a cada ano. Em 2003, a promoção foi da Argentina que escolheu o tema O Gaúcho e o Cruzeiro do Sul; este ano é o Chile com Pablo Neruda: poeta, cidadão, político e prêmio Nobel de Literatura. Em 2005, o tema será escolhido pelo Brasil que também vai patrocinar a viagem dos alunos para a região relacionada ao tema dos trabalhos.

Voltar ao topo