MCT e Estados firmam cooperação tecnológica na área de biodiesel

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, assinam na quinta-feira (26), em Brasília, acordo de cooperação técnica e científica no âmbito do Programa Brasileiro de Biodiesel. O Paraná é um dos Estados contemplados.

O Secretário Aldair Rizzi, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Mariano de Mattos Macedo; e o Presidente da Fundação Araucária, Jorge Bounassar, participam da assinatura.

O Programa começa com a mistura de 2% (o B2) ao petrodiesel para utilização em motores de veículos. O biodiesel também será usado para geração de energia elétrica em comunidades isoladas.

Para execução dos convênios que estão sendo assinados em nove estados (Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) receberão R$ 4 milhões do CT-Energ ? recursos de 2003 e outros 12 (Acre, Amapá, Amazônia, Paraíba, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais) contarão com um orçamento de até R$ 8 milhões dos fundos setoriais (CT-Energ, CT-Petro, CT-Agro, CT-Infra e CT-FVA), recursos de 2004.

A parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 21 estados prevê a execução de estudos, pesquisas e projetos de mútua cooperação, visando ao desenvolvimento tecnológico e à viabilização da produção e uso do biodiesel, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

Voltar ao topo