Marinho diz ter certeza de que reação de Lula é somente o início

Araraquara, SP – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou hoje, em Araraquara, no interior de São Paulo, "ter segurança" de que a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas recentes pesquisas de opinião "é só o começo" e ainda minimizou a preferência interna pelo adversário tucano à sucessão. "O time que quer ser campeão não escolhe adversários; para nós, qualquer um está bom", afirmou, sobre qual seria o candidato preferido dele entre os tucanos: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ou o prefeito da capital paulista, José Serra.

Marinho considerou que Lula "tem todas as condições de ir para a reeleição e ganhá-la", independente de quem sejam os concorrentes. "Nós estamos iniciando o quarto ano de governo, de forma que os resultados começarão aparecer exatamente agora", afirmou ele, que participou hoje das aulas de abertura de cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no setor aeronáutico, em Araraquara e São Carlos (SP).

Marinho admitiu ainda que o novo valor do salário mínimo de 350 reais, válido a partir de abril, será uma das bandeiras da campanha do presidente à reeleição. "A sociedade brasileira deve enxergar o esforço do governo; não, simplesmente, para atender ao compromisso do presidente Lula em campanha, mas, especialmente, para observar que nós teremos uma situação melhor no futuro", salientou.

O ministro do Trabalho também comentou as investigações da pasta e do Ministério Público Federal (MPF) que levaram ao afastamento de 12 funcionários por suspeita de irregularidades no contrato de informática para o programa Primeiro Emprego. De acordo com Marinho, apesar de divulgadas, parcialmente, na semana passada, as apurações devem encerrar-se entre 45 e 60 dias. "A partir de então, vamos tomar todas as decisões que convenham", concluiu.

O ministro iniciou uma visita, hoje pela manhã, aos pólos aeronáuticos paulistas pelas unidades da Embraer e da Kawasaki, em Gavião Peixoto (SP). Em Araraquara, serão oferecidos cursos trainee de produção, chapeador e eletricista aeronáuticos.

Marinho seguiu para São Carlos, à tarde, e acompanhou o lançamento do curso técnico em manutenção aeronáutica, inédito no País, num convênio entre a TAM, que tem um centro tecnológico na cidade, com o Senai.

Voltar ao topo