Marinho aceita sugestão de Lula e vai disputar presidência da CUT

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, aceitou a sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vai se candidatar à presidência da maior entidade sindical do País, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A escolha do novo presidente da central sindical será feita em maio.

Caso assuma a presidência da CUT, Marinho poderá fortalecer a entidade para que ela tenha um papel estratégico na negociação do novo contrato social defendido pelo presidente e no debate de importantes medidas que o governo deve propor, como as reformas tributária, previdenciária e trabalhista.

Lula defende que o comando da CUT seja de Marinho há tempos. Durante a campanha eleitoral, o então candidato do PT repetia à exaustão que o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ?era o melhor nome? para presidir a maior central sindical do Brasil. ?Lula fazia as afirmações com conhecimento de causa. Afinal, ele foi revelado no movimento sindical e sabe do perfil necessário para a presidência da CUT?  comenta uma fonte da área sindical.

Atualmente, a CUT é presidida pelo professor João Felício, cuja eleição refletiu a crescente influência das carreiras do funcionalismo na dinâmica da central nos últimos anos. Os dois presidentes anteriores da CUT, fundada em 1983 Jair Meneguelli e Vicente Paulo da Silva – eram, como Marinho, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, berço da central e do PT.

Marinho, que tem evitado falar sobre as eleições na CUT, cumpre atualmente seu terceiro mandato como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ao assumir o comando da entidade pela terceira vez, ele garantiu que esse mandato ?seria seu terceiro e último?.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já mostrou a intenção de dar vôos maiores quando aceitou convite do PT, no ano passado, e disputou a corrida ao Palácio dos Bandeirantes como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo deputado José Genoino.

Durante a campanha Marinho teve uma performance bastante elogiada por petistas e populares. Algumas vezes, inclusive, ele conseguia chamar mais atenção do que o próprio Genoino.

Consenso

O atual presidente da CUT, João Felício, afirma que também tem a intenção de permanecer no comando da CUT. Ele e Marinho pertencem à mesma corrente da entidade. Trata-se da Articulação Sindical, ala majoritária da entidade. Apesar de também estar disposto a comandar a CUT por mais um mandato, Felício diz acreditar que haverá consenso.?Tanto eu como o Marinho podemos comandar a CUT. Esse assunto ainda precisa ser conversado. O que é certo é que chegaremos a um consenso?, diz. Segundo ele, o assunto começa a ser debatido na entidade a partir do próximo mês.

Voltar ao topo