A segunda etapa do ?Educação com Ciência? acontece em Maringá, desde segunda-feira (17), com a participação de cerca de 1.700 pessoas, entre alunos e professores da rede estadual de ensino, de 111 municípios do Estado. Palestras, debates, exposição de trabalhos, mostras tecnológicas de instituições de pesquisa e a realização de 60 oficinas compõem o programa, que completa ?o tripé da educação?, juntamente com os Jogos Colegiais e o Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), de acordo com o secretário estadual da Educação, Maurício Requião.

continua após a publicidade

Segundo o secretário, ?esse tripé está transformando a educação pública no Paraná?. Ele lembrou, na solenidade de abertura, que o programa é uma ?celebração de saberes?. O ?Educação com Ciência?, que em Maringá reúne cerca de 340 escolas participantes, tem por objetivo incentivar e fomentar a iniciação científica, o espírito crítico e a habilidade da discussão dos grandes temas do conhecimento. ?Retomamos os jogos escolares, criamos o Fera e agora temos um programa voltado à ciência, completando o tripé da educação de nossos alunos da rede pública?, afirmou Maurício.

O secretário Maurício Requião e o secretário da Agricultura, Orlando Pessutti, então governador em exercício, abriram o evento, que teve ainda a presença dos secretários estaduais, Luiz Caron, de Obras, e Aldo Parzianello, da Justiça, o prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros II, o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Gilberto Cezar Pavanelli, chefes dos oito Núcleos Regionais participantes, prefeitos e secretários municipais da região e demais autoridades. Após a solenidade, alunos e professores, assistiram shows de laser, da banda curitibana Strike e da banda Especiais do Samba.

continua após a publicidade