Com 3.585 novos postos de trabalho criados entre janeiro a setembro deste ano, Maringá se coloca entre os três municípios do Paraná que mais criaram postos de trabalho durante os nove primeiros meses de 2006. Curitiba ficou em primeiro, com a criação de 21.801 vagas de trabalho, e Pinhais em segundo, com 4.733. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ? Caged.

continua após a publicidade

No Paraná, foram criados 94.078 novos empregos formais no mesmo período. Com o resultado alcançado em setembro, Maringá se mantém, desde fevereiro, entre as três cidades com mais de 50 mil habitantes que mais criaram empregos formais. ?Eu considero que isso é resultado direto da redução de ICMS para as micro e pequenas empresas, somado ao baixo custo de energia, o que ajuda a fixação de indústrias na região?, analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone.

No mês de setembro, o setor de destaque na cidade foi o de serviços, que contratou 364 trabalhadores. O setor também é destaque no período acumulado entre janeiro e setembro, empregando 1.472 pessoas.

O número de empregos criados em Maringá somado ao de outros 30 municípios que formam a região, durante os nove meses do ano, resulta num saldo total de 9.736 novos empregos formais oferecidos. A região corresponde a 10,3% dos empregos criados em todo o Estado, durante o mesmo período.

continua após a publicidade

Além de Maringá, outros municípios da região se destacaram, como Colorado, que gerou 2.795 vagas entre janeiro e setembro, e para Astorga, responsável pelo terceiro lugar e pela contratação de 984 trabalhadores.

Entre os setores que mais abriram vagas de emprego, a indústria de transformação teve grande participação, sendo responsável por 6.577 do total de 9.736 empregos criados este ano na região. ?Não tenho dúvidas de que o processo de interiorização das indústrias no Paraná é motivado pela facilidade que as indústrias encontram para escoar a produção, através das rodovias recuperadas. Elas encontram espaço para se instalar e não enfrentam problemas para distribuir os produtos. Isso com certeza motiva essa alta das indústrias no interior?, afirma Nerone. ?E isso vai se refletir no comércio de Maringá e dessa outras cidades, porque onde há empregos, há movimentação da economia?, completa.

continua após a publicidade

De 2003 até setembro de 2006, foram ofertadas 16.817 novas vagas de emprego em Maringá. No Paraná, foram criados 351.470 novos empregos.