Marina instala comissão que vai coordenar Plano Nacional de Áreas Protegidas

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa, na próxima quarta-feira (7), da solenidade de instalação da Comissão Coordenadora do Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP). A cerimônia, às 15 horas, no Teatro Plínio Marcos, da Funarte, em Brasília, faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), um acordo de cooperação para a implementação do PNAP será firmado na ocasião. A comissão é formada por representantes dos governos federal, distrital, estaduais e municipais, povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas, setor empresarial e sociedade civil.

De acordo com o decreto de criação, o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas estabelece os objetivos, metas e estratégias para as áreas terrestres e marinhas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), além de ações para integrar as demais áreas protegidas – terras indígenas e territórios quilombolas – num sistema ecologicamente representativo e efetivamente manejado até 2015.

Na solenidade, o ministério lançará o vídeo Áreas Protegidas – Uma Nova História da Conservação no Brasil. O documento mostra a importância da sociodiversidade brasileira na conservação dos recursos da biodiversidade, a partir das iniciativas de uso sustentável de recursos naturais. Haverá, em seguida, também um debate aberto ao público.

Voltar ao topo