Marina discorda de FHC e promete mudanças na política ambiental

A futura ministra do Meio Ambiente do governo Lula, a senadora Marina Silva (PT-AC), promete mudanças na política ambiental, “sem destruir os avanços já conquistados pela sociedade e pelo Estado”. Ela discordou das declarações do presidente Fernando Henrique Cardoso, que nesta quinta-feira durante reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas avaliou que o novo governo não deverá realizar “mudanças fundamentais” no meio ambiente.

“Tem mudanças sim. Mas não são de fácil solução”, reagiu. Para ela, uma das falhas do atual governo nesta área foi a ausência de uma concepção de inclusão da política ambiental entre as políticas públicas do governo. “O meio ambiente foi algo à margem do governo, talvez só da sociedade”, comentou. “O Estado não pode delegar suas responsabilidades à sociedade.”

A futura ministra reforça que o novo governo vai procurar fazer a parte do Estado, desempenhando o papel estruturante e transformando em políticas públicas as boas experiências desenvolvidas pelos diversos segmentos da sociedade.

Voltar ao topo