O tênis brasileiro terá um representante na chave principal do Aberto de Roland Garros, em Paris, que começará domingo (27). O gaúcho Marcos Daniel, atual número 4 do País e 169 do mundo, derrotou o argentino Mariano Zabaleta por 2 sets a 1, pela terceira rodada do qualifying, e garantiu sua vaga. O jogo, com mais de duas horas de duração, teve as parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.
Seu adversário na primeira rodada do Grand Slam ainda não é conhecido. Um sorteio amanhã definirá onde cada tenista classificado do qualifying será colocado na chave principal. Entre os prováveis rivais estão o sérvio Novak Djokovic, atual número 6 do mundo, o russo Marat Safin, o argentino Agustín Calleri e o eslovaco Dominik Hrbaty.
Quem não se deu bem foi o paulista Júlio Silva. De virada, por 2 sets a 1, o brasileiro perdeu para o chileno Paul Capdeville e perdeu a chance de se garantir, pelo segundo ano consecutivo, na chave principal do torneio francês. Em quase três horas de jogo, Júlio foi derrotado com as parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.
Apesar do resultado negativo, o brasileiro ainda tem remotas chances de jogar o Grand Slam como lucky-loser – derrotado na última rodada do qualifying que se beneficia da desistência de algum jogador antes da primeira rodada da competição.


