Com a participação de 96 das 103 equipes inscritas, quase o dobro do ano passado, a II Maratona de Revezamento Volta de Maringá ? Pare de Fumar Correndo, realizada no domingo, também foi recordista na arrecadação de alimentos.
Os atletas participantes doaram cerca de 3 mil quilos de alimentos, 50% a mais que a previsão inicial. Para participar da maratona, cada equipe doou 20 quilos de alimentos. A equipe Físico e Forma, da academia Físico e Forma Professores, foi a que mais arrecadou. Ela doou mais de 400 quilos de alimentos. Como prêmio, recebeu um aparelho DVD.
Os donativos foram entregues para o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) em Maringá, que os distribuirá às entidades assistenciais da cidade. As equipes Estação Academia, Físico e Forma, e Action, ambas premiadas com a assinatura da revista O2, tiveram maior número de atletas participando.
Na categoria masculino, as dez primeiras equipes classificadas foram, pela ordem, Unimed Físico e Forma Estradeiro Peças; Santa Rita Saúde/Clube Amigos do Aldo/Outbraz/Acorremar 1; Londrina Sercomtel Caixa Consórcio União de Atletismo; Santa Rita Saúde/Clube Amigos do Aldo/Outbraz/Acorremar 2; Apucarana Osmir ?A?; Bem Claro/Presidente Prudente; 4º BPM ?A?; Moving Center Academia Os Tartarugas; Prefeitura Municipal de Umuarama; e Santa Rita Saúde/Clube Amigos do Aldo/Outbraz/Acorremar 4.
Na categoria feminino, as dez primeiras equipes classificadas foram a Unimed Físico e Forma Estradeiro Peças; Londrina Sercomtel Caixa Consórcio União de Atletismo; 4º BPM ?A?; Apucarana ?B?; Estação Academia Corrida; Academia Físico e Forma Hidroginástica; Moving Center Academia Os Tartarugas; Action Academia; Estação Academia Hidroginástica; e 4º BPM ?B?.
As primeiras oito equipes na classificação de cada categoria recebeu premiação em dinheiro, enquanto que as equipes que obtiveram o oitavo e nono lugares, nas duas categorias, foram premiadas com um aparelho DVD e um aparelho de som, respectivamente.
No sábado, o 1º Seminário sobre Prevenção e Controle de Tabagismo de Maringá, no teatro Calil Haddad, reuniu cerca de 400 participantes. Durante o evento, foram entregues as premiações do concurso de frases sobre prevenção controle do tabagismo na cidade de Maringá.
Durante a Maratona foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado a ser enviado para o Congresso Nacional, em apoio à ratificação da Convenção Quadro. O Brasil é signatário deste tratado internacional para a implementação de ações contra o tabagismo. Porém, para as medidas serem implantadas falta a ratificação pelo Senado, uma vez que a Câmara Federal já aprovou. A coleta de assinaturas continua hoje, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Para o coordenador-geral do evento, professor Celso Conegero, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Maratona insere Maringá no calendário nacional de atividades desenvolvidas com o objetivo de fazer a prevenção e controle do tabagismo. Segundo ele, isso terá como conseqüência a redução do número de fumantes na cidade e irá melhorar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos maringaenses.
?Ao mesmo tempo, consolidamos um evento de atletismo de nível em nossa cidade. Uma prova de revezamento é altamente diferenciada, porque ela desperta espírito de união entre os participantes, visando o único objetivo, que é a vitória. E esta amizade que nasce entre os integrantes da equipe pode vir a colaborar com aqueles indivíduos que queiram abandonar o hábito de fumar e que precisam de apoio?, comenta.
Conegero assegura que a Maratona é o coroamento de uma série de atividades sobre prevenção ao tabagismo desenvolvidas pela UEM. O coordenador informa que no dia 12 de outubro, em local a ser definido, será lançado o projeto de extensão Prevenção e Controle ao Tabagismo por Meio da Arte.
Trata-se da adaptação, para o teatro, da cartilha ?Xico Fumaça e sua Turma em: O Mistério do Tabaco?, escrita e ilustrada pela jornalista e escritora maringaense Cássia Arruda, membro da Academia de Letras de Maringá.
Ainda conforme Conegero, a UEM se destaca no cenário nacional por causa das atividades sobre o tabagismo e uma prova disso é que, no dia 31 de maio de 2004, em Brasília, por ocasião do evento para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, a UEM foi a única instituição de ensino superior brasileira convidada a participar do encontro.


