Maxi Failla/AFP
Diego Maradona se manteve recluso nesta quarta-feira sem dar sinais sobre se continuará no posto de treinador após a eliminação da Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo e sua decisão passou a ser tema de debate nacional.
“Maradona é a única pessoa deste país que pode fazer o que quiser”, disse o influente presidente da Federação Argentina e vice-presidente da Fifa, Julio Grondona, ao dar a entender que essa decisão está nas mãos do ídolo.
O treinador se mantém isolado junto com sua família em sua casa de Ezeiza, na periferia da capital, desde a chegada no domingo a Buenos Aires da equipe alviceleste, após a humilhante goleada de 4-0 para a Alemanha nas quartas do Mundial, e quase não manteve contato com a imprensa.
Apenas disse que talvez não fosse permanecer ao chegar em casa ainda sob o impacto da eliminação, segundo um jornal.
As opiniões a favor e contra começaram a circular nas pesquisas de opinião, sem indicar um posicionamento claro dos torcedores.
“Diego deve permanecer?”, é a pergunta feita em diversas sondagens.
Segundo pesquisas no site do esportivo Olé (mais de 10.500 respostas) e do diário Clarín (quase 170.000), a tendência é de dois terços contra a sua continuidade como técnico.
Em troca, uma pesquisa feita por telefone pela empresa de consultoria Analogías com 400 pessoas de idades entre 18 e 74 anos indicou uma proporção exatamente inversa, de 63,5% a favor, embora a maioria (52%) considere que o maior responsável pela eliminação argentina é Maradona.
Carlos Tevez (Manchester City, Inglaterra), chamado de “jogador do povo”, foi eleito o melhor jogador argentino da Copa, com 40% dos votos, enquanto Lionel Messi (Barcelona) obteve apenas 15,4% de votos a favor, em segundo lugar nessa pesquisa.
O próximo grande compromisso da seleção alviceleste será a Copa América-2011, em que a Argentina terá uma dupla responsabilidade por ser o país organizador e porque desde 1993 não conquista uma competição maior.


