Maradona critica árbitro por não proteger Messi

Javier Soriano/AFP

O técnico argentino, Diego Maradona, criticou neste domingo o árbitro italiano Roberto Rosetti por ter permitido a dura marcação sobre Leo Messi, na vitória por 3 a 1 sobre o México, mas não condenou o gol ilegal que beneficiou a Argentina.

“Não deixaram Messi jogar e o pegaram com terríveis ‘patadas’, mas o árbitro não disse absolutamente nada”, declarou Maradona à imprensa, ao ser perguntado sobre a irritação do técnico mexicano, Javier Aguirre, com o gol em impedimento de Carlos Tevez.

“Voltamos à época de Gentile?” – perguntou Maradona, em referência ao duro zagueiro da Juventus nos anos 80. “Cada vez que Messi pega a bola, no lugar de irem na bola vão em suas pernas”.

“O que fazem com Messi é escandaloso. Acertam ele pela esquerda e pela direita, jamais visam a bola”, disse Maradona para lembrar que o árbitro italiano, Roberto Rosetti “errou muitas vezes”, inclusive por não expulsar o mexicano Gerardo Torrado.

A Argentina abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, com Tevez marcando de cabeça em impedimento claro.

O árbitro validou o gol e os mexicanos correram para reclamar. Após muita discussão, que incluiu a consulta ao auxiliar, o italiano decidiu validar o gol.

Aguirre evitou criticar abertamente a arbitragem, mas disse que o gol em impedimento foi uma “punhalada”: “É preciso escolher um técnico por quatro anos, ir amadurecendo e manter um programa (…) e aí ficamos por uma punhalada…”.