A redução em 30% das taxas de juros dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas vai chegar ao consumidor. A garantia foi dada hoje (16) pelo presidente do banco, Guido Mantega.
"Quando você introduz uma inovação tecnológica, coloca uma nova máquina, vai ter um produto de melhor qualidade e a um custo menor. Estamos estimulando o aumento da produtividade, isso significa um custo menor. Hoje, vivemos num mundo globalizado em que há uma grande competição. Então, não adianta colocar um produto mais caro. Você tem que colocar um produto melhor e mais barato, senão é engolido pelo seu adversário. Com isso, o consumidor brasileiro vai ser beneficiado", disse.
Na última terça-feira (14), ao anunciar a redução das taxas de juros, Mantega afirmou que os maiores cortes seriam em projetos nas áreas de inovação tecnológica, em que os empresários pagarão 6% ao ano pelo empréstimo ? somando taxas e juros. O valor é praticamente a metade dos 11,5% cobrados atualmente. "Estamos realizando uma redução geral das nossas taxas de juros. Isso vai baratear o custo para os empreendimentos, investidores, portanto, aumentar o nível de lucratividade e estimular uma produção maior", afirmou.