Mantega diz que medidas cambiais simplificarão operações para exportadores

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que as medidas cambiais a serem anunciadas nesta semana deverão promover a valorização do dólar frente ao real. De acordo com Mantega, o chamado pacote cambial está sendo pensado com este objetivo.

"São duas coisas: simplificar as operações para os exportadores, reduzir os custos para eles, menos intermediação e impacto no câmbio", comentou Mantega ao chegar ao ministério na tarde desta terça-feira (25).

As mudanças na legislação cambial vêm sendo reivindicadas pelo setor exportador, com o objetivo de facilitar as operações de compra e venda. Uma das medidas se refere à cobertura cambial, que obriga o exportador a converter em reais os dólares obtidos com as vendas. A nova lei permitirá que parte desses dólares fique no exterior.

Mantega informou que ainda teria reuniões na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, para analisar fórmulas jurídicas que permitam a manutenção da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) sobre o percentual que for deixado fora do país. O ministro tem afirmado que embora o governo pretenda facilitar as exportações, não quer perder arrecadação.

Voltar ao topo