Mantega apresenta oito propostas de redução de impostos a Lula

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que entregou nesta terça-feira (14) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo menos oito propostas de redução de impostos. Todas elas, são relacionadas a tributos do setor produtivo. Mantega citou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além impostos na área de exportação. ?As empresas hoje pagam uma carga excessiva e o consumidor brasileiro também?.

O ministro também  disse que vai iniciar diálogo com os atuais e os futuros governadores para tratar de uma reforma tributária que proporcione ?uma estrutura tributária eficiente?. Segundo Mantega, a reforma tributária em negociação no Congresso Nacional é insuficiente para promover, de fato, a redução de impostos.

?O presidente determinou que conversássemos com os estados, porque cabe a eles uma parte importante da responsabilidade?. O ministro lembrou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de responsabilidade dos estados, é um dos que mais pesam na carga tributária do país. ?Além disso, a diversidade de ICMS entre os estados é o que mais atrapalha a produção?. Da maneira como funciona atualmente, cada estado tem uma legislação diferente para o ICMS.

As propostas foram apresentadas em reunião no Palácio dos Planalto, com a presença de Mantega, Lula e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, Paulo Bernardo, do Planejamento, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, representando o ministro Luiz Fernando Furlan, que está em Moscou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.