Mantega acredita que há consenso para medidas de redução dos juros

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (30) que já há consenso entre governo e representantes de instituições financeiras em diversos pontos da série de medidas que deverão ser anunciadas para reduzir os juros bancários.

"Para o cadastro positivo, temos total consenso", disse Mantega, referindo-se à criação de uma lista de bons pagadores, a exemplo do que há com o cadastro negativo. Os clientes incluídos no cadastro positivo teriam vantagens em relação aos demais correntistas.

Segundo o ministro, também há consenso em relação à portabilidade de salários e aposentadorias. Isso quer dizer que os banqueiros concordam em realizar sem custos a transferência de salários e aposentadorias de uma conta bancária para outra.

"Há outros temas mais complexos", ressaltou Mantega, que citou a criação do crédito consignado para aquisição de imóveis. As medidas para redução dos juros bancários estão sendo discutidas neste momento em almoço entre o ministro e representantes da Confederação Nacional das Indústrias Financeiras.

Voltar ao topo