Malan fala em Curitiba sobre causas da atual crise econômica

O Ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse hoje em Curitiba, que a principal causa da crise econômica que passa o Brasil tem origem no contexto econômico mundial. Malan realizou uma palestra para empresários paranaenses na capital.
Segundo o ministro, desde a crise asiástica, em 1997, o mercado econômico internacional está enfrentado oscilações – a mais atual é a incerteza no mercado norte-americano, provocada pelo 11 de setembro e pelos escândalos corporativos. Esse conjunto de eventos teria levado a um conservadorismo dos investidores. ?É um ?medo contagioso?, que não vai durar para sempre. O mercado vive de ciclos de ganância e medo?, afirmou o Ministro.
A ação do Brasil contra o cenário adverso, segundo o ministro, está se dando em duas vertentes – a ampliação do acesso brasileiro aos mercados internacionais, através de negociações com a Organização Mundial do Comércio, Mercosul e União Européia e os acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Voltar ao topo