Mais mulheres vítimas de violência procuram ajuda

O número de mulheres vítimas de violência que procuram ajuda vem aumentando em Curitiba. Levantamento feito pelo programa Mulher de Verdade, implantado em março do ano passado, mostra que a média de casos por mês passou de 18 no primeiro trimestre de 2002 para 48 no mesmo período deste ano. Em um ano, o programa da Secretaria Municipal da Saúde atendeu 457 mulheres vítimas de violência sexual em Curitiba e na Região Metropolitana.

Das 457 mulheres atendidas no primeiro ano do programa, 148 tinham menos de 12 anos; 43% dos atendimentos foram de moradoras de outros municípios, inclusive de fora da Região Metropolitana. A faixa etária que mais sofreu violência sexual foi a de 10 a 19 anos – 192 casos (43%).

No caso das vítimas menores de 12 anos, 75% dos agressores eram conhecidos ou da própria família, como irmão ou primo (13,5%), pai (10,7%), padrasto (10,7%) e vizinho (12,8%). Em relação às vítimas com mais de 12 anos, o agressor na maior parte das vezes – 59,4% – era desconhecido.

O programa Mulher de Verdade foi criado em março de 2002 para oferecer atendimento às mulheres vítimas de violência tendo como enfoque principal a organização de serviços de atenção à vítima de violência sexual. Por meio do programa, três hospitais da capital foram estruturados para prestar o serviço.

A mulher vítima de violência sexual é atendida nas unidades de saúde e, quando necessário, encaminhada para os hospitais de referência do programa ? Clínicas e Evangélico. No caso de violência contra crianças a referência é o Pequeno Príncipe.

Um especialista do IML vai até a vítima para realizar o exame de corpo delito. No mesmo local, é feito o boletim de ocorrência para evitar que a vítima tenha de ir até a delegacia. Nos hospitais onde é feito o atendimento também é realizado o tratamento para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids, além de contracepção de emergência. (PMC)

Voltar ao topo