Mais duas missões da China visitam o Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá recebeu nesta segunda-feira a visita de mais duas comitivas de empresários da China interessados em utilizar o terminal paranaense para a compra da soja brasileira. Entre os visitantes, estava um grupo empresarial de Henan, província com 100 milhões de habitantes.

A comitiva foi recebida pelos diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Orsival Francisco (Desenvolvimento Empresarial) e Mário Marcondes Lobo Filho (Administrativo-Financeiro).

Parceria

De acordo com o diretor executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, José Carlos Bom de Oliveira, a visita dos chineses resultará em investimentos através de joints-ventures (associações) e a construção de silos para viabilização da movimentação de soja. “Em virtude da localização estratégica do porto e a sua presença entre os maiores do mundo no escoamento da soja, os chineses têm muito interesse em importar o grão do Brasil utilizando o terminal paranaense”, afirmou Bom de Oliveira.

Esta não é primeira vez que grupos de empresários chineses vêm ao Porto de Paranaguá conhecer suas potencialidades e demandas. Desde o início do ano, quatro missões chinesas já foram recebidas pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião.

Mercado

A China é um dos principais destinos da soja exportada pelo porto de Paranaguá. Cerca de 30% da soja brasileira vendida para os chineses sai do Paraná. A China produz 17 milhões de toneladas de soja por ano, quantidade insuficiente para o consumo interno.
Por isso, só no ano passado, o país importou mais de 20 milhões de toneladas. Desse total, cerca de 7 milhões do Brasil, praticamente o mesmo volume exportado pelo Porto de Paranaguá em 2003.

Voltar ao topo