Mais dois réus deverão ser enforcados no Iraque

Um funcionário do governo iraquiano disse nesta quarta-feira (03) à agência de notícias Associated Press que estão em curso os preparativos para enforcar dois dos réus que também são acusados no caso de Saddam Hussein. O enforcamento deverá acontecer amanhã. A TV por via satélite Al-Arabiya e a TV Al-Furat, operadas pela maior organização muçulmana xiita do Iraque, também informaram que o meio-irmão de Saddam, Barzan Ibrahim, um ex-chefe da inteligência, e Awad Hamed al-Bandar, o ex-chefe de Justiça do Tribunal Revolucionário, serão enforcados amanhã.

O funcionário do governo, que falou sob a condição de anonimato porque não tinha autorização para liberar a informação, afirmou que não haviam sido estabelecidos o horário e o local exato dos enforcamentos. Inicialmente, os enforcamentos aconteceriam no sábado passado, ao lado de Saddam Hussein.

O enforcamento de Barzan e al-Bandar foi adiado para depois do feriado de Eid al-Adha, que termina hoje para os xiitas, a maioria da população iraquiana. O feriado marca o fim da peregrinação muçulmana anual para a Meca, na Arábia Saudita. Os três homens foram condenados à morte pela morte de 148 muçulmanos sunitas da cidade de Dujail, depois de uma tentativa fracassada de assassinato de Saddam, em 1982, nesta cidade no norte do Iraque.

Voltar ao topo