Mais de 300 armas foram entregues à polícia federal

No primeiro dia da Campanha Nacional de Desarmamento, a Polícia Federal recebeu mais de 300 armas de fogo em todo o país, que posteriormente serão destruídas pelo Comando do Exército. Nesse levantamento, foram contabilizadas apenas as armas entregues nas Superintendências da Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o balanço relativo aos armamentos devolvidos em delegacias está sendo concluído. A expectativa é receber de 70 mil a 80 mil armas até o final do ano.

Segundo a portaria da Polícia Federal, que entrou em vigor nesta quinta-feira, quem devolver a arma será ressarcido com uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300. O valor máximo será pago a fuzis e alguns tipos de pistola. O governo tem o prazo de 30 dias para depositar o dinheiro na conta corrente indicada pelo requerente.

No caso de arma que não possui registro ou porte regular, o proprietário interessado em entregá-la deve pedir previamente à Polícia Federal uma autorização de trânsito, que vale por um dia.

Os donos das armas não registradas terão que entregá-las ou registrá-las, submetendo-se às exigências legais, até 29 de dezembro. Caso contrário, após essa data, responderão criminalmente e poderão ser presos se forem pegos com a arma. O Estatuto do Desarmamento determina o porte ilegal como crime inafiançável.

Voltar ao topo