Mais de 2,5 mil alunos nas Olimpíadas Escolares em Brasília

Equipes campeãs de diversos estados brasileiros estarão durante nove dias participando a partir desta sexta-feira (30) das Olimpíadas Escolares 2005 (Jebs), em Brasília. Serão cerca de 2,5 mil alunos, com idades entre 15 e 17 anos, de mais de 520 entidades de ensino públicas e privadas do país – número recorde – que disputarão medalhas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.

A cerimônia de abertura da competição será realizada às 18h, nesta sexta-feira, no Ginásio do Cruzeiro. "As Olimpíadas Escolares JEBs 2005 marcam o início de um processo capaz de revolucionar o esporte brasileiro, seja como instrumento de educação e socialização dos nossos jovens, seja como campo de observação e descoberta de talentos para o esporte de alto rendimento", explica Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

As primeiras disputas das Olimpíadas serão realizadas no sábado (01) com partidas de basquete e lutas de judô. No domingo (02), começam as partidas de handebol. Com cerca de 3300 pessoas envolvidas no evento, entre atletas, técnicos, árbitros, voluntários e organizadores, a competição será realizada em 17 instalações esportivas da Capital Federal.

As ?Olimpíadas Escolares (JEBs) 2005? formam a maior competição estudantil do Brasil, envolvendo 24 estados mais o Distrito Federal, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Esporte. "Além do espírito competitivo, os jogos promovem inclusão social, complementam a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada, melhoram a auto-estima e a saúde de nossos alunos e detectam novos talentos para o esporte brasileiro", afirma o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.

O Paraná estará participando com mais de 300 pessoas em todas as modalidades e espera repetir as boas apresentações dos últimos jogos nacionais em que esteve presente. ?Temos a certeza que nossos atletas bem representarão o Paraná em Brasília, a cada ano estamos colhendo mais resultados positivos, e tudo garças a dedicação destes atletas e ao trabalho que nossos professores de Educação Física fazem pelo esporte de nosso Estado?, disse Ricardo Gomyde, Presidente da Paraná Esporte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.