Mais de 200 alunos ficam sem aulas em Campo Largo

Os 270 alunos do 6.º ao 9.º ano (ensino fundamental) da Escola Estadual Professora Geraldina da Mota, em Ferraria, Campo Largo, estão há quase duas semanas sem aula. A direção dispensou os estudantes depois que as divisórias de todas as salas de aula ficaram comprometidas por causa do vendaval de 31 de outubro. O trabalho de recuperação começou ontem e deve durar uma semana.

Desde 2008 a escola funciona num barracão alugado pelo governo estadual, onde foram usadas as divisórias para demarcar as salas de aula. Após o vendaval, algumas divisórias ficaram penduradas, com risco de cair, enquanto outras saíram do lugar. Mas, este não é o único problema. Pais de alunos chamaram o Corpo de Bombeiros para vistoria no local, que constatou diversas irregularidades.

O laudo apontou problemas com saídas de emergência, rampas, extintores e ventilação nas salas que não têm janelas. Além disso, os funcionários dizem que o ambiente é abafado e a acústica ruim. “Vamos acompanhar o trabalho aqui e depois das obras concluídas queremos que os bombeiros venham mais uma vez para ver se as crianças têm condições de voltar”, diz o artesão Antônio Moreno Arroio, que tem dois filhos matriculados na escola.

Prazo

Os pais também pretendem acompanhar de perto o andamento da construção da nova unidade da escola. “Não queremos que os alunos voltem para o barracão. Ano que vem queremos todos na nova escola”, diz Arroio. A previsão de entrega do serviço é entre março e abril, mas funcionários da empresa responsável pela obra dizem que o prazo pode se estender, porque os trabalhos foram interrompidos durante 60 dias por irregularidades ambientais.

Proposta de  aula no sábado

Em nota, a Secretaria da Educação informou que representantes do Núcleo Regional estão em contato com funcionários da escola e pais de alunos e a “reposição do conteúdo pedagógico será discutida com a comunidade em reunião” marcada para amanhã.

A proposta é que sejam realizadas aulas aos sábados após a reabertura da escola.

Veja na galeria de fotos a escola.

Voltar ao topo