Mais de 120 municípios participam de seminário de informática

Mais de 90 prefeitos e representantes de 120 municípios estão participando do seminário "Informática para Prefeituras", aberto nesta sexta-feira (21) na Universidade Estadual de Londrina, Norte do Estado. Ao abrir o evento, que prossegue no sábado, o governador Roberto Requião destacou sua satisfação pelo comportamento dos novos prefeitos paranaenses que, além da modernização administrativa, também estão interessados na transparência dos atos governamentais.

Durante a programação de sexta, os dirigentes municipais conheceram o portal "Paranavegar Prefeituras" gerenciado pela Casa Civil, voltado para subsidiar as administrações com informações atualizadas sobre assuntos de interesses dos municípios. A informática como instrumento de controle, modernização e transparência da máquina pública e a Lei de Responsabilidade Fiscal foi o tema abordado pela diretora do Tribunal de Contas, Tatianna Cruz Bove.

Os participantes ouviram o secretário especial de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Nizan Pereira, sobre inclusão digital e os telecentros "Paranavegar" e tiveram acesso a informações sobre tecnologias em software livre que estão sendo disponibilizadas aos municípios pela Companhia de Informática do Paraná-Celepar.

O evento prossegue neste sábado com a exposição do representante da Prefeitura de Rio das Ostras (RJ) sobre as soluções de gestão municipal em software livre e apresentação dos sistemas de gerenciamento administrativo desenvolvidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados-Serpro.

O seminário encerra à tarde com a organização dos consórcios intermunicipais, sob o gerenciamento da Celepar, visando a busca de soluções comuns na área de informática. Segundo Marcos Mazoni, presidente da Celepar, esses consórcios possibilitarão aos municípios uma maior integração de dados e a redução de custos com informatização.

Voltar ao topo