Mais da metade das crianças do Paraná foram vacinadas

Mais da metade das crianças no Paraná já foram vacinadas contra a poliomielite, o sarampo, a rubéola e a caxumba na segunda etapa de vacinação. Das crianças até quatro anos, 72,8% já estão imunizadas contra a poliomielite e 60,7%, contra as outras três doenças, por meio da vacina tríplice viral. Esta é a primeira parcial da campanha, que contabiliza apenas as crianças que foram atendidas até quarta-feira.

A campanha teve início no último dia 21 e se estenderá até o dia 3 de setembro. A meta é vacinar 95% das crianças até o final da campanha. No Paraná, 900 mil crianças deverão receber a vacina contra a pólio e 735 mil a tríplice viral. Foram colocadas à disposição dos municípios 1.070.000 doses de vacina tríplice viral e 1,5 milhão de vacina Sabin. No total, 2,5 mil postos e 7,5 mil pessoas estão participando da mobilização. As unidades de saúde funcionam das 8h às 17h.

Todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que tomaram a vacina na primeira etapa da campanha deste ano, precisam receber a segunda dose contra a pólio. Em relação à vacina contra o sarampo, este tipo de campanha é realizado pelo Ministério a cada quatro anos. Enquanto a vacina contra a pólio imuniza a criança com uma simples gotinha, a tríplice viral é aplicada por meio de injeção e só pode ser feita por um profissional de saúde capacitado.

Alergia

No primeiro dia de campanha foram detectadas reações do tipo alérgicas em algumas crianças nos estados que utilizaram a vacina do Laboratório Chiron, da Itália. Reações são esperadas para qualquer tipo de vacina. O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde montou uma grande operação para realizar a substituição da vacina tríplice viral por precaução.

“O Ministério da Saúde enviou um novo lote da vacinas que já na segunda-feira estavam em todas as regionais de saúde. Não há nenhum motivo para preocupação. É muito importante que mães e pais levem as crianças para os postos de saúde para continuar vacinando os filhos”, disse Mirian Woiski, chefe da Divisão de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na primeira fase da vacinação contra a pólio, encerrada em 11 de junho, o Paraná superou a meta do Ministério da Saúde ao vacinar quase 97% das crianças com menos de cinco anos

Voltar ao topo