Maioria de fumantes é contra o cigarro em lugares fechados

A maioria dos usuários de cigarro é contra que se fume em estabelecimentos fechados, como bares e restaurantes. Esse foi um resultados do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Agravos Não-Transmissíveis, elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer e apresentado em maio. O trabalho realizado em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal a partir de entrevistas com quase 50 mil pessoas.

Dos fumantes pesquisados, 73% são favoráveis à restrição de fumar em lugares fechados. A maioria desse percentual se encontra nas pessoas de baixa escolaridade e menor renda. Justamente nesse grupo é que se encontra maior número de fumantes no Brasil. A probabilidade de se tornar usuário é 5 vezes maior do que em outras classes sociais.

A pesquisa também avaliou quais fotos das campanhas publicitárias anti-tabagismo que causam o maior impacto na população. As mais citadas foram a do bebê doente, a mulher gestante e a de um doente na cama de hospital com problemas no pulmão. Segundo o Inca, essas fotos estão sendo solicitadas por outros países para campanhas semelhantes.

Voltar ao topo