Madri é candidata da Espanha para Olimpíadas de 2016

Cumprindo uma formalidade, o Comitê Olímpico Espanhol aprovou nesta quarta-feira (30) a candidatura de Madri para sede da Olimpíada de 2016 – em 2008, os Jogos serão em Pequim e em 2012, em Londres. A eleição para escolha do vencedor será feita em outubro de 2009.

Madri era candidata única dentro do processo interno espanhol. E chega à disputa por 2016 credenciada pela campanha que fez para sediar os Jogos de 2012. Na ocasião, ficou em terceiro lugar na eleição, atrás de Londres e Paris.

A Espanha já foi sede de uma Olimpíada, em 1992, na cidade de Barcelona. Mas Madri é a única das grandes capitais européias que nunca recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos. "Estamos unidos nesse sonho, os madrilenos e os espanhóis", disse o prefeito Alberto Ruiz-Gallardon.

O próximo passo é Madri fazer a inscrição oficial de sua candidatura no Comitê Olímpico Internacional (COI) até dia 13 de setembro. Por enquanto, a capital espanhola já sabe que irá concorrer com Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Rio de Janeiro (Brasil). Mas outras cidades ainda devem entrar na disputa, como Roma (Itália), Praga (República Checa), Doha (Catar) e Baku (Azerbaijão).

Voltar ao topo