Madeireiro invade Ibama, faz refém e é preso em Belém

Belém, 23 (AE) – O madeireiro Tirso Botuluzzo foi preso hoje em flagrante pela Polícia Federal de Santarém. Ele manteve em cárcere privado, por duas horas, a gerente substituta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município, Rosária Sena Farias.

Ele queria que Rosária autorizasse a execução de seu plano de manejo na região de Castelo dos Sonhos, onde é grande a grilagem de terras e a extração de madeira em reservas indígenas. Foi o delegado federal Walame Fialho quem entrou no gabinete com seus agentes, deu voz de prisão a Botuluzzo, o algemou e levou para a sede da PF no município, indiciando o madeireiro por coação e cárcere privado.

A gerência do Ibama em Santarém informou que o plano de manejo de Botuluzzo ainda está sob análise na Divisão Jurídica do órgão e, portanto, não poderia ser liberado. O madeireiro não aceitou o argumento e então trancou as portas do gabinete, chamou seu advogado, Raimundo Nonato, e ameaçou só se retirar do local após a liberação do plano.

De acordo com o gerente executivo do Ibama no Pará, Marcílio Monteiro, o fato demonstra arbitrariedade do madeireiro e não condiz com a ação do órgão em Santarém que este ano já aprovou, somente para esta safra, mais de 40 planos dentro dos parâmetros técnicos e legais. “O Ibama não vai aceitar pressão deste tipo nem contribuir para acirrar os ânimos dos conflitos fundiários na região”, disse Monteiro.

Voltar ao topo