O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, avisou que transmitirá hoje o cargo para o novo titular da pasta, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em rápida entrevista no Palácio do Planalto, Machado confirmou que recebeu um convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para integrar o ministério, mas ficou de dar uma resposta depois de retornar de férias. Ele não especificou para qual cargo está cotado na Fazenda.

continua após a publicidade

Já Mantega aproveitou para anunciar as trocas no comando dos bancos oficiais. Antonio Francisco Lima Neto ficará na presidência do Banco do Brasil, Maria Fernando Coelho vai presidir a Caixa Econômica Federal e Roberto Smith, o Banco do Nordeste (BNB). Mâncio Cordeiro será substituído por Abdias José de Souza Júnior no Banco da Amazônia (Basa). Segundo Mantega, Cordeiro está deixando o Basa para assumir a Secretaria de Fazenda do Acre. Abdias é superintendente regional do Banco do Brasil no Pará e tem 20 anos de carreira na instituição.

As escolhas foram técnicas, destacou o ministro, dizendo que manteve ‘profissionais experientes na área financeira’. "O desafio dos presidentes dos bancos oficiais será aumentar o volume de crédito e reduzir o custo financeiro dos spreads e melhorar a eficiência dos bancos e a governança corporativa, reduzindo os custos das instituições e diminuindo a inadimplência", salientou. Mantega destacou que o papel dos bancos federais é diferente das instituições privadas e é preciso dar mais atenção às pequenas e médias empresas, ao consumidor e ao agricultor.

continua após a publicidade