Maçã certificada pelo Tecpar ganha mercado externo

O Tecpar Cert, braço de certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná ? Tecpar, já vem obtendo resultados positivos na área de certificação de frutas, com a emissão dos primeiros selos em produtos compatíveis com o mercado internacional. O Tecpar é organismo credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para a certificação de produtos, bem como para a avaliação da conformidade para processo de produção integrada de Frutas ? (PIF) ? Produção Integrada de Maçã (PIM).
As primeiras empresas cujos processos de certificação foram aprovados pela Comissão de Certificação e receberam os selos de conformidade Tecpar são: Cooperativa Agrícola de São Joaquim ? Sanjo (SC), IISA Fruticultura e Reflorestamento Ltda. (RS), Agro Comercial Hiragami (SC), Cooperativa Regional Serrana ? Cooperserra (SC), Gala Frigoríficos (RS), Yakult S.A Indústria e Comércio (SC), Cooperativa Agrícola dos Campos Palmenses (PR) e Fruticultura Malke (SC). Os primeiros containeres de maçã com selo de conformidade Tecpar já foram exportados pela Cooperativa Agrícola de São Joaquim ? Sanjo e Gala Frigoríficos.
Produção Integrada de Maçã (PIM) é um sistema de produção que gera frutos de alta qualidade com rastreabilidade, garantindo a sustentabilidade da produção agrícola mediante a aplicação de recursos naturais e redução do emprego de agroquímicos nas áreas de cultivo de maçã. É um método de cultivo que apresenta menor impacto ambiental e menores riscos ao homem. Contribui para o aprimoramento da postura gerencial pró-ativa das organizações participantes e o aumento das exportações do setor, proporcionando maior credibilidade dos produtos brasileiros no mercado externo.

Voltar ao topo