Lula sugere acompanhamento de conteúdos acessados por jovens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu hoje uma atenção maior da população sobre os conteúdos de livros, filmes e programas televisivos que servem de referência para a formação de caráter dos jovens. “Acho que temos que estudar corretamente que tipo de livros nós lemos, que tipo de programa de televisão assistimos e que tipo de filme assistimos”, afirmou ele, ao discursar no lançamento da campanha “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”. “Não tem uma coisa (que serve de má referência aos jovens), mas um conjunto de coisas”, complementou.

A referência de formação, avaliou Lula, deve advir não somente da família do jovem, de pais e mães, mas também de figuras públicas. “A família é a célula principal. Se o pai e a mãe não servirem de referência, se o presidente da República, governador, prefeito, deputados e juízes não servirem como referência, quem esses jovens vão adotar como referência?”, questionou.

O presidente cobrou também colaboração de empresários e publicitários para incentivar os jovens a fazerem “coisas certas”. “Se as vagas das universidades são menores do que a quantidade de alunos que querem estudar; se a qualidade do aprendizado não é aquela que ele (jovem) gostaria de ter; e se as oportunidades de emprego não são tantas quantas são necessárias, significa que fazer as coisas certas está cada vez mais difícil”, opinou. “E quando fazer as coisas certas ficam mais difíceis, pode parecer ma is fácil fazer as coisas erradas.”

Para ele, cabe à sociedade civil, governos e instituições privadas oferecerem oportunidades aos jovens. “Se não oferecem, alguém vai oferecer, e possivelmente não será aquela que estamos querendo”, alertou. Dessa forma, acredita o presidente, o País poderá expandir sua auto-estima e motivarem as pessoas a fazerem “o certo”. “O certo é mais fácil”, disse.

Voltar ao topo