Lula se reúne no Itamaraty com presidente do Equador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou há pouco ao Palácio do Itamaraty, onde terá uma reunião de trabalho com o presidente do Equador, Lúcio Gutierrez.

Durante cerca de 30 minutos, os presidentes do Brasil e do Equador discutirão em reunião privativa temas de interesse bilateral, regional e internacional. Enquanto isso, os ministros dos dois países debaterão assuntos específicos das pastas que ocupam. Em seguida, os presidentes e ministros participarão de uma reunião ampliada.

O presidente Lula oferecerá um almoço à comitiva equatoriana e, por volta das 15h, os dois presidentes farão uma declaração conjunta à imprensa.

O presidente equatoriano, que chegou ontem a Brasília acompanhado por uma comitiva de oito ministros, teve nesta manhã encontros com empresários brasileiros. Lúcio Gutierrez pretende fortalecer as relações políticas com o Brasil e busca novos investimentos para seu país. Ele é o sétimo chefe de governo da América do Sul a visitar o Brasil neste ano.

Antes dele já estiveram com o presidente brasileiro os presidentes da Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia e Uruguai. As recepções são parte da determinação de Lula em conferir prioridade à América do Sul na política externa brasileira.

Voltar ao topo