Lula: revitalizar São Franciso é seu compromisso como retirante

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que seu governo vai fazer a revitalização do rio São Francisco para levar água aos nordestinos. Lula disse que esse compromisso não é de um presidente, mas de um retirante nordestino, que em 1952, por falta de oportunidade, foi obrigado a deixar a região. Lula participou hoje, em Petrolina (PE), da inauguração da extensão do aeroporto internacional daquela cidade.

Lula também anunciou que o governo está discutindo “a tão sonhada Transnordestina”, que, segundo ele, hoje está muito pior do que antes, quando governantes já prometiam recuperá-la. “Nós estamos estudando a possibilidade de fazer parcerias com outras empresas para que possamos iniciar as obras, pelo menos nos trechos de maior viabilidade econômica”, disse.

O presidente destacou a importância do projeto de biodiesel para o país, que deve ser lançado no final deste mês. Para Lula, o projeto vai permitir o desenvolvimento do semi-árido nordestino e da região mais pobre do Vale do Jequitinhonha. O biodiesel pode, também, significar o fim da importação de óleo diesel pelo brasil, ressaltou.

No discurso em Petrolina, o presidente defendeu a importância de o Brasil dar uma chance ao Nordeste, que nunca recebeu prioridade de governantes. “O Brasil tem que ter um ciclo de crescimento sustentável e que possa haver uma combinação entre o crescimento econômico do país e uma justa distribuição de riqueza pelo brasil inteiro”, afirmou.

Voltar ao topo