Lula reúne conselho da coalizão na quarta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne pela primeira vez com o conselho dos partidos da coalizão de governo. O encontro será na próxima quarta-feira, às 15 horas, no Palácio do Planalto, confirmou o porta-voz da Presidência, Andre Singer. Por enquanto participam do conselho os presidentes do PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PR (antigo PL), PRB e PV. O PP e o PTB ainda não formalizaram a sua entrada na coalizão. "Todos os partidos que estão conversando com o presidente (aliados) estão sendo convidados para participar do conselho em igualdade de condições", informou o porta-voz.

Durante a reunião, os presidentes dos partidos vão definir o modo de funcionamento do conselho, que será de caráter consultivo e não terá estatuto. A pauta poderá incluir o debate sobre as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apóia os atuais presidentes das duas casas, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Na semana passada, o PT lançou o deputado Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara. O palácio, no entanto, não se manifestou à favor de Chinaglia.

Ainda na quarta-feira, Lula se reúne pela manhã, também no Planalto, com grupos de movimentos sociais. Foram convidados o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem-terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Associação Brasileira de Ongs e a Força Sindical.

Voltar ao topo