Lula reforça necessidade de integração da América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou hoje o discurso em favor da integração dos países da América do Sul, ao lado do presidente do Peru, Alejandro Toledo, e da Bolívia, Carlos Mesa. “Se quisermos ser mais fortes para lidar com os países ricos temos que construir primeiro uma aliança entre nós e essa aliança precisa de uma integração física”, afirmou o presidente Lula, após o lançamento da pedra fundamental para a construção de ponte ligando Assis Brasil (Acre) a Iñapari, no Peru, com recursos brasileiros. “Não podemos ficar olhando apenas para a Europa e os Estados Unidos. São dois mercados importantes mas são muito disputados. É um mercado muito competitivo e cada vez mais diminui a margem de manobra para colocarmos nossos produtos lá dentro,” ressaltou Lula,

O presidente destacou as duas últimas vitórias do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), que condenou os subsídios concedidos à produção de algodão e açúcar nos EUA e na UE. “Está tudo pronto para a integração e depende agora da competência dos governantes dos países. Quando concluir a integração da América do Sul vamos ter mais importância no mundo ter mais comércio, mais emprego, gerar mais riqueza e desenvolvimento”, disse o presidente.

Para Lula, é preciso que os países da América do Sul deixem de ser eternos países em desenvolvimento para se transformar em países desenvolvidos. Segundo ele, a integração física entre Brasil, Peru e Bolívia vai proporcionar o trânsito livre de pessoas, vai fortalecer a economia e dar mais condições de negociar com os países do mundo desenvolvido. Lula disse que espera voltar a Assis Brasil daqui a 12 meses para inaugurar a ponte, que vai custar R$ 23,9 milhões – recursos que virão dos governos federal e do Acre. Ele prometeu, ao presidente do Peru, ajuda financeira para construir uma estrada, em território peruano, abrindo acesso entre o Brasil e o Pacífico.

Voltar ao topo