Lula recebe no Planalto presidente da Alemanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta reunido, no Palácio do Planalto, com o presidente da Alemanha, Johannes Rau, para discutir uma série de assuntos bilaterais e assinar acordos. O principal é um de cooperação financeira de 13,3 milhões de euros (cerca de US$ 15,8 milhões), que serão aplicados no financiamento de um programa de energia alternativa para comunidades isoladas no Norte e Nordeste do país. O governo alemão já financiou o Brasil em mais de um milhão de euros para introduzir no país programa “Luz no Campo”.

Além do aspecto financeiro, a visita de Johannes Rau marca a boa fase no relacionamento entre os dois países. Brasil e Alemanha são hoje governados por dois presidentes de esquerda que compartilham idéias semelhantes no cenário internacional. O presidente alemão está acompanhado de uma delegação de 30 empresários e investidores, que procuraram novas oportunidades de investimentos no Brasil. Atualmente, a Alemanhã também é o maior parceiro do Brasil em programas de proteção de florestas e demarcação de terras indígenas.

Depois da reunião privada e da assinatura de uma série de atos bilaterais, às 20h30 o presidente Lula oferece a Johannes Rau jantar no Palácio do Itamaraty.

Voltar ao topo