Lula recebe hoje presidente de Gâmbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje (9) o presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, que visita o país pela primeira vez. Os dois governos vão firmar acordo de cooperação técnica que prevê as normas para futuros projetos comuns, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

A visita de Jammeh faz parte da estratégia do governo brasileiro de aproximar o páis do continente africano. O comércio entre as duas nações ainda é pouco significativo para o Brasil. Em 2004, as exportações para Gâmbia somaram US$ 30,947 milhões e as importações não ultrapassaram US$ 5 milhões, conforme levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os produtos brasileiros mais exportados são açúcar, carnes, pimenta, arroz, bombons e cerâmica. O Brasil é o quarto maior fornecedor de Gâmbia. O papel é um dos materiais mais importados do país africano.

Yahya Jammeh conhecerá instalações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), assistirá uma apresentação da indústria aeronáutica brasileira e terá encontro com o presidente do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Voltar ao topo