Lula quer transformar prédios desocupados em casa para os pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou hoje uma proposta inusitada para amenizar o problema do déficit habitacional brasileiro. Durante inauguração de um conjunto de apartamentos para a população carente na periferia de Blumenau, o presidente sugeriu que nos prédios desocupados nos grandes centros urbanos sejam acomodadas famílias pobres que não têm onde morar. “Temos que encontrar um jeito de transformar esses prédios desocupados em habitações para os mais pobres, porque aí não precisa mais fazer saneamento, a energia elétrica e a água já estão lá e as pessoas vão morar nos centros com salário compatível ao que ganham”, disse.

Lula disse que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte poderiam encampar a proposta. Segundo o presidente, nos grandes centros urbanos existem hoje 4,5 milhões de residências desocupadas, enquanto o déficit habitacional no país é de 6,5 milhões de casas. “Isso só pode ser feito com critério e determinação política para transformar a realidade em sonho”, ressaltou.

O presidente reafirmou que a meta de seu governo é oferecer melhores condições de vida à população. Citou como uma ação que vem dando resultado, as medidas da Caixa Econômica Federal para saneamento básico. De acordo com o presidente, até o início deste mês a Caixa já havia investido três vezes mais recursos do que no ano passado inteiro para saneamento. “Tivemos três anos seguidos que não se gastou um centavo em saneamento. Durante muito tempo se esqueceu que uma nação não é construída só de máquinas, mas de homens e mulheres”.

Voltar ao topo